top of page

DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL

   A solução estrutural do projeto, deve-se à associação de dois sistemas estruturais: Domo geodésico e a sapata corrida.

  O Domo foi usado como cobertura e contenção; e a sapata corrida como fundação, alvenaria estrutural e contenção.

   A associação gerou resultados positivos, pois as forças se dividem nas treliças do domo e juntamente com a casca de concreto, suportam a maior força que é de compressão aplicadas à estrutura subterrânea. Exatamente por essa mesma condição, o uso de sapata corrida se tornou adequado, pois também tem função de contenção de terra nas laterais e em sua outra face faz função de parede de alvenaria.

DOMO

   Sua resistência deve-se ao formato esférico e aos triângulos que compõem sua estrutura. Qualquer força aplicada no domo se distribui igualmente até sua base.

   A arquitetura, para Fuller, deveria ter como objetivo criar abrigos versáteis, baratos, eficientes energicamente, leves e flexíveis: máquinas de habitar, capazes de se modificar conforme as necessidades de quem as habitasse. Para alcançar esta meta, Fuller desenvolveu, como suporte teórico da sua experiência, o que chamou de "geometria energético-sinergética". Esta base teórica envolve conceitos diversos onde filosofia e geometria se entrelaçam num todo que lembra a malha das cúpulas que lhe deram fama. O termo "sinergia" é hoje aplicado numa infinidade de situações, querendo significar que o comportamento da totalidade de um sistema não é previsível a partir do comportamento das suas partes consideradas isoladamente. 

   Para pré-dimensionamento das peças, foi observado o maior vão (30 metros) e a altura da estrutura (4 - 6 metros); então por base da tabela no livro: A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E A ARQUITETURA e orientações em sala, o tamanho médio das hastes é de 60cm de comprimento x 8cm de altura. Há intenção projetual de manter a estrutura aparente, então o aço usado é o inox por ser resistente à corrosão. Para as junções poderão ser usados conectores padronizados como o sistema mero da Mannesmann.

   Associado ao domo, uma casca de cerca de 10cm de concreto aparente recobre a estrutura e recebe o sistema de terraço-jardim em seu exterior.

SAPATA

    Classificada como fundação superficial, as sapatas corridas podem ser executadas de forma contínua com espessura variável ou constante, base retangular, quadrada ou trapezoidal comum a vários pilares. Sujeita a ação distribuída das cargas de forma linear. Geralmente utilizada com fundações de muros de arrimo, muros de divisa e fundações de pequenas construções.

   Para o caso, foram utilizados blocos de concreto estrutural com vigas de aço, preenchidos de concreto.

bottom of page